Skip to main content
O que é BPO Financeiro e quais as vantagens aos negócios

Entenda como funciona e as vantagens de possuir um BPO Financeiro

À princípio, entender o que é BPO Financeiro pode parecer algo complicado, ainda mais para empresas que estão iniciando suas atividades. Mas esse pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

O significado desse termo tem tudo a ver com uma tendência que está em vigor nos últimos anos: a terceirização de uma série de serviços por parte das empresas. Agora começou a ficar mais claro, não acha?

Portanto, continue a leitura para entender de vez esse assunto e se o BPO Financeiro pode ser adotado pelo seu empreendimento. 

O que é BPO Financeiro?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, traduzido como Terceirização de Processos de Negócios. Um BPO Financeiro, portanto, é a terceirização de serviços financeiros.

Na prática, se você tem um empreendimento, pode contar com a terceirização integral ou parcial de uma série de serviços financeiros para a sua empresa, incluindo serviços contábeis, fiscais e até jurídicos e relacionados ao RH. 

Nesse caso, basta contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço para que ela passe a oferecer esse atendimento ao seu empreendimento. E isso traz uma série de vantagens, como veremos logo a seguir. 

Como funciona o BPO Financeiro?

Bom, até o momento, já vimos o que é BPO Financeiro – é o processo de você terceirizar uma série de serviços financeiros para a sua empresa.

Mas como funciona na prática? Como dissemos, você pode contratar um BPO Financeiro de modo total ou parcial, ou seja, para que a empresa terceirizada preste serviços integrais ou apenas parciais nas rotinas financeiras do seu negócio. 

Exemplos de serviços que podem ser prestados em um BPO Financeiro são:

  • Gestão de fluxo de caixa;
  • Gestão de pessoas;
  • Serviços contábeis;
  • Gestão financeira quanto à emissão de documentos e notas fiscais;
  • Planejamento financeiro especializado e estratégico;
  • Gerenciamento de pagamentos de contas e de tributos;
  • Análise e conciliação de crédito;
  • Monitoramento e análise de indicadores e resultados financeiros

Quais as vantagens de investir no BPO Financeiro?

Existem pelos menos três vantagens de saber o que é BPO Financeiro e aderir a essa terceirização em sua empresa:

1. Torna a empresa mais estratégica

Depois de saber o que é BPO Financeiro e a empresa optar por terceirizar alguns serviços (ou todos eles), o empreendimento se torna mais estratégico.

Afinal, você vai passar a contar com o trabalho de profissionais experientes e especializados em processos financeiros. 

Isso é ótimo para empresas de todos os portes, incluindo as pequenas empresas, que precisam contar com ajuda de profissionais experientes para ajudarem no planejamento estratégico e financeiro do negócio. 

Aliás, terceirizando esses serviços, você e a sua equipe podem focar os trabalhos em outras rotinas também importantes e que dizem respeito ao core business. 

2. Redução de custos e segurança financeira

Ao entender o que é BPO e como ele pode ser estratégico para os negócios, a empresa passa a contar com mais segurança financeira e até redução de custos.

Ter uma prestadora de serviços especializada fará com que se evite erros nos processos financeiros, que podem custar caro para o seu negócio. Afinal, um simples atraso no pagamento de um tributo pode trazer consequências negativas, não é mesmo?

E falando em redução de custos, uma boa empresa de BPO Financeiro também se preocupa em criar um plano para que você tenha economia de custos na operação do seu negócio, analisando os pontos que precisam ser modificados ou reestruturados. 

3. Aumento da produtividade em sua empresa

Investir na terceirização dos processos financeiros faz com que os seus colaboradores consigam focar em outras atividades estratégicas. E isso aumenta a produtividade e a eficiência.

Terceirizar para uma equipe especializada também evita retrabalhos, que geram custos financeiros e de tempo. 

Quem pode investir em BPO Financeiro?

Viu como é simples entender o que é BPO Financeiro? Mas eis a dúvida final: será que esse serviço está disponível a todas as empresas?

A resposta é: sim. Todos os empreendimentos podem optar por esse tipo de terceirização, incluindo os iniciantes. Aliás, grandes empresas já tornaram o BPO Financeiro parte de suas rotinas há algum tempo.

O serviço vai de encontro a essa tendência de terceirizar serviços, ainda mais quando a empresa não conta com uma estrutura apropriada para receber uma equipe inteira e específica para esse trabalho. 

No entanto, fique atento ao escolher a empresa de BPO Financeiro. Analise bem a atuação dela no mercado, a experiência dos clientes e o seu portfólio de clientes.

No próximo post, entenda o que é holding patrimonial e como esse tipo de empresa pode ser estratégica para diferentes situações que envolvem o patrimônio de uma pessoa ou de uma família inteira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.