Skip to main content
Contabilidade: 5 dicas para aumentar a produtividade

Quer aumentar a produtividade da sua contabilidade? Conheça 5 dicas!

A área de contabilidade é um desafio diário, não é mesmo? Seja você um profissional autônomo ou líder de um escritório, é uma grande responsabilidade dar conta de todos os trâmites e processos contábeis de diferentes empresas.

Além disso, também é preciso se manter bem atualizado sobre tendências e novidades na área, que sabemos que muda constantemente. São prazos, valores, novas regras, novas ferramentas, novas formas de envio de relatórios…Enfim, a rotina da contabilidade é puxada!

Por isso, produtividade é a palavra básica se você quer crescer nessa área. Confira a seguir algumas dicas práticas sobre o tema.

1. Otimize e automatize os processos de contabilidade com a tecnologia

Um passo importante para a área da contabilidade é investir em tecnologia que seja capaz de otimizar e automatizar alguns processos.

Atualmente existem muitas opções de ferramentas tecnológicas, inclusive específicas para o setor, que fazem até mesmo trabalhos automatizados de conciliação bancária. 

Na hora de escolher, prioriza as que tenham as seguintes características:

  • Facilidade de acesso, de preferência, que possa ser acessado a partir dos dispositivos móveis;
  • Integração de processos;
  • Documentação de fácil acesso;
  • Geração de relatórios automatizados;
  • Segurança no armazenamento de dados;
  • Política clara e eficiente de backup dos dados;
  • Níveis de acesso para o controle de quem entra no sistema. 

2. Crie uma cultura de feedback e metas claras

Outro passo importante para aumentar a produtividade da sua empresa de contabilidade é criar uma cultura de feedback e de metas bem claras para a equipe.

Cada colaborador precisa saber exatamente a sua função, o que precisa fazer, a importância dela e como fazê-la de forma eficiente. Ao mesmo tempo, não seja um líder centralizador – saiba delegar corretamente as funções para cada membro da equipe, de forma a não ficar sobrecarregado. 

Para isso, é importante que a empresa também tenha uma política de feedback, para que os colaboradores saibam como estão seus desempenhos, o que precisa ser melhorado e seus pontos fortes.

Em outras palavras: comunicação clara e sem ruídos é a chave da produtividade. 

Leia também: Entenda tudo sobre o imposto CSLL e como ele é cobrado

3. Antecipe-se em apresentar as soluções aos clientes

Uma rotina que é comum na área de contabilidade é o envio de documentação de última hora por parte dos clientes. 

Sabe quando vai chegando o prazo final para a entrega da declaração de imposto de renda? Ou o prazo para a emissão de alguns impostos e tributos? É uma correria que realmente prejudica a produtividade da equipe.

Portanto, não tem jeito: é preciso se antecipar. Crie uma maneira de solicitar a documentação aos clientes com a máxima antecedência possível para não acumular trabalho. 

Que tal, por exemplo, dar um desconto especial para os clientes que entregam a documentação até uma data específica? Pense nessas formas de agradar ao cliente e, ao mesmo tempo, ajudar na produtividade do time. 

4. Estabeleça premiações e bonificações pelo alcance das metas

Outra forma de estimular o aumento da produtividade na empresa de contabilidade é criar uma política de premiação, tanto individual quanto coletiva, quando os colaboradores alcançam suas metas.

Essa medida também é eficiente para estimular a colaboração no ambiente de trabalho, já que as metas coletivas dependem de todos.

Em outras palavras, você precisa reconhecer, de fato, o esforço e o trabalho dos seus funcionários. Além de parabenizá-los em público, prêmios e bonificações também são ótimas maneiras de engajá-los ainda mais na empresa.

Alguns exemplos de premiações são:

  • flexibilidade no horário de trabalho;
  • folgas;
  • vale-presentes;
  • posição de destaque no setor.

5. Treine e atualize a sua equipe para aumentar a produtividade

Por fim, outra dica essencial para aumentar a produtividade da equipe de contabilidade é manter-se sempre atualizado e com a equipe bem treinada.

Essa é uma área bastante burocrática e que sofre com constantes atualizações por parte do governo. Novos sistemas, novos tributos, novas formas de cálculos, novos procedimentos de entrega de documentos… É preciso se manter sempre bem informado.

Por isso, invista em treinamentos e capacitações como parte da rotina de trabalho da sua empresa. Vale a pena tanto cursos presenciais quanto os de forma on-line.

Aqui na Meta Cursos, por exemplo, é o ambiente ideal para você se informar sobre todas as capacitações na área contábil. 

Além dos treinamentos presenciais que realizamos pelo Brasil, também somos especialistas em capacitações on-line, por meio de videoconferências com a presença dos principais nomes do mercado.

Confira agora mesmo os nossos próximos cursos e inscreva a sua equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.