Saber calcular a margem de lucro corretamente é uma tarefa fundamental para empresas que querem crescer.
Afinal de contas, o preço de custo dos produtos e serviços varia ao longo do tempo e a empresa não pode ficar no prejuízo ou sem nenhum ganho financeiro em cada venda.
Portanto, de forma prática e objetiva, conheça a seguir os diferentes tipos de margem, como fazer o cálculo correto e quais medidas tomar se a empresa estiver no vermelho.
Quais são os tipos e como calculá-los?
Existem três tipos de margem que se diferenciam entre si por conta dos custos incluídos nos cálculos, gerando diferentes informações.
Por isso, é importante saber calcular todos para que você obtenha dados mais consistentes sobre a saúde do caixa da empresa.
Vamos lá:
Margem de lucro bruto
Esse tipo de margem indica o percentual de lucros em relação aos custos de produção.
Isso significa que você passa a saber se a venda dos produtos ao menos pagou o investimento feito na compra deles.
O cálculo é o seguinte:
Margem LB = Receita da venda das mercadorias – Custo das mercadorias
Exemplo prático:
A empresa vende roupas, cujo valor das mercadorias custou R$ 10.000,00. As vendas de todas essas mercadorias geraram um caixa de R$ 17.000,00.
Margem de Lucro Bruto = 17.000,00 – 10.000,00
Margem de Lucro Bruto = 7.000,00
Somente aqui dá para você saber que teve lucro bruto, ou seja, as vendas das roupas pagaram o valor do custo delas.
Mas para saber o percentual da margem bruto, divida esse resultado pela receita total e depois multiplique por 100:
Margem de Lucro Bruto = 7.000 / 17.000,00
Margem de Lucro Bruto = 0,41 (x 100)
Margem de Lucro Bruto = 41%
Margem de Lucro Operacional
Cobrir as despesas da compra das mercadorias não é o suficiente para que a empresa realmente tenha lucro.
É aí que entra a margem operacional. Nela, você passa a saber se a venda dos produtos também cobriu as todas as despesas que a empresa teve para, enfim, realizar a venda.
Exemplos de despesas são:
- Custos das próprias vendas: gastos com propaganda, marketing, comissão dos vendedores, etc.;
- Custos gerais e administrativos: salários, benefícios, seguros, aluguel, contas de luz e água, etc.;
- Amortização e depreciação.
O cálculo é o seguinte:
Margem de LO = Receita Total – Despesas operacionais
No mesmo exemplo anterior, além da despesa de R$ 10.000,00 para a compra das roupas, a empresa também pagou R$ 2.000,00 em despesas operacionais.
Lucro Operacional = 17.000,00 – 12.000,00
Lucro Operacional = 5.000,00
Lucro Operacional = 5.000,00 / 17.000
Lucro Operacional = 0,29 (x100)
Lucro Bruto = 29%
Até o momento, a empresa ainda teve lucro.
Margem de Lucro Líquido
Até aqui, já obtemos as informações se o valor das vendas cobriu o custo das mercadorias e das despesas operacionais.
Mas será que a empresa teve um lucro além, ou seja, aquele valor extra que pode ser usado para novos investimentos ou para abastecer o caixa?
Aí entra a Margem de Lucro Líquido. Nesse cálculo, entram todas as despesas, incluindo impostos, juros, dívidas, etc. Tudo mesmo. O dinheiro que, porventura, sobrar, vai ser o real lucro da empresa.
Margem de LL = Receita total – Todos os custos
No mesmo exemplo da loja de roupas, vamos supor que o custo da compra das mercadorias foi de R$ 10.000,00, o custo das despesas operacionais foi de R$ 2.000,00 e o custo de uma dívida da empresa seja de R$ 1.000,00.
Margem de Lucro Líquido = 17.000,00 – 13.000,00
Margem de Lucro Líquido = 4.000,00
Margem de Lucro Líquido = 4.000 / 17.000
Margem de Lucro Líquido = 0,23 (x 100)
Margem de Lucro Líquido = 23%
E se não houver margem de lucro positivo?
É preciso dizer que sozinha, a margem não diz tudo sobre a saúde do seu negócio. Ela ajuda na tomada de decisão de alguns detalhes dele.
Se você identificou, por exemplo, que os custos operacionais estão altos, o que pode ser feito? E se o custo da mercadoria está elevado, que tal negociar com o fornecedor?
No entanto, sabemos que nem tudo são flores no empreendedorismo. Em alguns momentos, a margem de lucro simplesmente é negativa, indicando prejuízo e um caixa no vermelho.
O que fazer?
Existem algumas estratégias que podem funcionar. A escolha de qual será adotada dependerá de cada negócio.
São elas:
- Passar a fazer projeções de caixa, com base nas altas e baixas temporadas de vendas, preparando-se para os meses mais difíceis;
- Renegociar dívidas;
- Ajustar as despesas operacionais;
- Trocar de fornecedor ou negociar descontos;
- Investir em marketing para aumentar as vendas.
E então? O que você achou? No próximo post, vamos explicar outro assunto importante para a segurança das empresas: Por que o setor de Recursos Humanos precisa se atentar à Lei Geral de Proteção de Dados?